Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Adenocalymma subspicatum A.H.Gentry EN

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 19-09-2014

Criterio: B1ab(i,ii,iii,iv)+2ab(i,ii,iii,iv)

Avaliador: Elsie Franklin Guimarães

Revisor: Luiz Santos

Analista(s) de Dados: Luiz Santos

Analista(s) SIG: Marcelo

Especialista(s): Elsie Franklin Guimarães


Justificativa

Lianas encontradas em Carrascos e Caatingas (Lohmann & Silva-Castro, 2009), ocorrem nos estados do Ceará e Maranhão, nos municípios de Viçosa do Ceará e Tianguá (CE) e na Rodovia Belém-Brasília (MA) (Lohmann; CNCFlora, 2013). Apresenta EOO de 4.686 km² e AOO de 16 km² e está sujeita a três situações de ameaça, considerando as localidades de ocorrência. A produção de hortaliças e flores no município de Viçosa do Ceará voltada à exportação para o mercado europeu, a agroindústria da cana-de-açúcar e a expansão de estradas para escoamento da produção (IBGE, 2013) representam ameaças à espécie que implicam declínio contínuo de EOO, AOO, qualidade do hábitat e do número de subpopulações. Visto que a espécie não ocorre em área protegida, são necessários investimentos em planos de ação para sua conservação na natureza.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Adenocalymma subspicatum A.H.Gentry;

Família: Bignoniaceae

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

Descrita em Novon 3: 141. 1993.

Distribuição

Ocorre nos estados do Ceará, Maranhão e Piauí (Lohmann, 2013); encontrada a aproximadamente 750 m de altitude (R.G. Udulutsch 2758).

Ecologia

Caracteriza-se por lianas; apresentam folhas bifolioladas, com folíolos elípticos, glabros, coriáceos, o terminal modificado em gavinha simples; flores com corola amarela, campanulado-infundibuliforme; encontrada em carrascos e Caatinga (Lohmann & Silva-Castro, 2009).

Reprodução

Coletada em flor no mês de agosto (E. Oliveira 1067).

Ameaças

2.1.3 Agro-industry farming
Incidência regional
Severidade high
Detalhes O município de Viçosa do Ceará localiza-se na Serra do Ibiapaba, região produtora de hortaliças e flores que são destinadas ao mercado europeu, e também grande produtora de cana-de-açúcar e derivados como cachaça, rapadura, mel e alfenim, entre outros, distribuindo estes produtos para toda a Região Norte do Ceará e parte do Piauí (IBGE, 2013).

Referências

- CNCFlora. 2013. Base de Dados do Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <www.cncflora.jbrj.gov.,br>. Acesso em 21 agosto 2013.

- Lohmann, L.G. 2013. Bignoniaceae In: Forzza, R.C. et al. (Orgs.) Lista de Espécies da Flora do Brasil. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponível em <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/jabot/floradobrasil/FB4262>. Acesso em 19 agosto 2013.

- Lohmann, L.G.; Silva-Castro, M.M. 2009. Bignoniaceae. In: Giulietti, A.M.; Rapini, A.; Andrade, M.J.G.; Queiroz, L.P. & Silva, J.M.C.D.Plantas Raras do Brasil. Belo Horizonte: Conservação Internacional; Universidade Estadual de Feira de Santana, 496p.

- IBGE. 2013. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Cidades@. Disponível em: < http://www.cidades.ibge.gov.br/>. Acesso em 19 agosto 2013.

Como citar

CNCFlora. Adenocalymma subspicatum in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Adenocalymma subspicatum>. Acesso em .


Última edição por Lucas Moulton em 20/11/2014 - 12:33:43